Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Caiu o pano sobre a temporada da equipa do Pampilhosense, aquela que foi uma época atípica e difícil, em que a turma serrana foi forçada a andar com a “casa as costas”! Os incêndios de outubro trouxeram uma realidade inédita ao dia-a-dia do clube, que desde então se viu impossibilitado de utilizar o seu campo para a realização de jogos, assim como interferir no planeamento das unidades de treino a aplicar aos atletas. Desde dessa data a equipa teve de realizar quase 30 treinos fora de casa, e todos os jogos (13) na mesma condição. Na condição de visitado a equipa serrana ainda conseguiu utilizar o seu terreno por 3 ocasiões (uma delas para a Taça AFC), mas depois foi necessário recorrer a outros terrenos: Moinhos (5 desafios), Pedrogão Grande (4), Miranda do Corvo (2) e Góis (2). São números que comprovam a difícil realidade que a equipa pampilhosense enfrentou ao longo de quase toda a época, situação atenuada com os resultados desportivos que no final foram os melhores de sempre.
No campeonato a equipa do Pampilhosense conseguiu a melhor classificação de sempre, ao conseguir um fantástico quarto lugar com 52 pontos (a melhor pontuação num campeonato com 16 equipas), resultado de 15 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, 45 golos marcados e 33 sofridos. Na primeira volta a equipa somou 25 pontos, embora tivesse perdido apenas por duas ocasiões, e estava classificada na sexta posição, a apenas um ponto de distância do terceiro lugar. O arranque da segunda volta não foi o melhor, com a equipa a somar 3 derrotas nos 4 jogos iniciais. Mas depois o Pampilhosense arrancou para uma incrível série (a melhor de sempre nesta divisão) de 7 triunfos consecutivos, que deixou a equipa quase com quarto lugar assegurado e em boa posição para chegar ao terceiro posto, o que acabou por não se verificar na reta final, já que nos últimos dois encontros a equipa não somou nenhum ponto quando precisava de quatro. Nesta segunda fase do campeonato a equipa conquistou 27 pontos, mais 2 que na primeira metade. Também a prestação fora de casa foi equilibrada em termos de pontos conquistados. Apesar da equipa só ter utilizado o seu campo em duas ocasiões para o campeonato, o Pampilhosense conseguiu amealhar 27 pontos na condição de visitado, 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Fora de casa o numero foi ligeiramente menor, 25 pontos, resultado de 7 vitórias, 4 empates e também 4 derrotas.
No total esta foi uma excelente prestação, que só foi possível porque os 20 atletas que do plantel serrano se transcenderam e transformaram todas as fraquezas e dificuldades em forças, conseguindo dignificar e honrar a camisola verde e preta em todos os campos do distrito que pisaram. O grupo foi o grande obreiro desta prestação.
Relativamente á Taça AF Coimbra, na primeira eliminatória foram realizados apenas dois encontros, e calhou em sorte à equipa do Pampilhosense realizar um desses dois desafios, e logo frente ao Condeixa. A equipa do Condeixa tinha iniciado a época bem mais cedo, em virtude da participação na Taça de Portugal. Essa melhor preparação física, aleada a enorme qualidade individual e colética da equipa, acabariam por ser determinantes para afastar o Pampilhosense de um dos grandes objetivos da temporada logo na fase inaugural. O Pampilhosense perdeu por 2-1 em Pampilhosa da Serra.
Numero de Jogos:
No total a equipa realizou 31 encontros, 30 para o Campeonato e 1 para a Taça AFC. Só dois atletas participaram em todos os jogos, foram eles Duda e Miguel Barreto.
O médio Miguel Barreto foi um dos dois atletas a estar em campo nos 31 jogos disputados.
31 Jogos – Duda e Miguel Barreto
30 Jogos – Renato e Rafa
29 Jogos – Will, Ricky e Curica
28 Jogos – Simão
26 Jogos – Amândio, Seco
25 Jogos – Cédric
24 Jogos – Dias
21 Jogos – Ronaldo
20 Jogos – Ratana
15 Jogos – Abel e Carapau
7 Jogos – Gravata
6 Jogos – Kiko
5 Jogos – Rola
3 Jogos – Cristiano
Minutos Jogados:
Relativamente aos minutos disputados por cada atleta ao longo da temporada, Duda volta a figurar no topo da lista, com 2715m. Não muito longe surge outro defesa, Renato, que sendo um dos elementos mais velhos do plantel somou 2689m.
O defesa Duda, com 22 anos, foi a atleta com mais minutos.
Duda – 2715m
Renato – 2689m
Rafa – 2612m
Ricky – 2596m
Seco – 2260m
Cédric – 2250m
Curica – 2136m
Amândio – 1951m
Simão – 1930m
Miguel Barreto – 1602m
Will – 1544m
Carapau – 1331m
Ronaldo – 1238m
Abel – 1097m
Ratana – 1007m
Dias – 811m
Kiko – 540m
Rola – 304m
Cristiano – 189m
Gravata – 157m
Numero de Golos:
Curica foi o jogador que mais golos marcou com um total de 12 tentos. Uma marca atingida precisamente no ultimo desafio, já que, à partida para a derradeira ronda, Curica e Simão estavam com o mesmo numero de golos: 11.
O jovem ponta-de-lança, de 21 anos, conseguiu 12 remates certeiros, seguido de muito perto por Simão com 12.
12 Golos – Curica
11 Golos – Simão
4 Golos – Dias e Ratana (3C; 1T)
3 Golos – Ricky
2 Golos – Amândio, Duda e Will
1 Golo – Renato, Rola, Seco, Rafa e Miguel Barreto
Autogolos – 1
Numero de Assistências:
O jogador mais experiente e com mais idade (34) da equipa, Ricky, foi a atleta que mais vezes assistiu os seus companheiros para golo. Simão também surge bem colocado neste dado estatístico.
Ricky voltou a estar a bom plano nesta temporada e foi quem mais vezes assistiu os seus companheiros para golo.
6C – Riky
3C 1T – Simão
3C – Amândio e Ronaldo
2C – Seco, Rafa, Miguel Barreto, Ratana e Dias
1C – Duda, Will e Curica
Esta temporada do Pampilhosense só foi possível com a solidariedade e ajuda de muitas instituições, que disponibilizaram as suas instalações para que a equipa realizasse os seus jogos de visitado e os treinos necessários. Obrigado! Foram elas:
Pela cedência das instalações para jogos e treinos:
- GD Moinhos (local onde foram realizados o maior numero de jogos)
- Câmara Municipal de Pedrogão Grande e Rec. Pedroguense
- Câmara Municipal de Miranda do Corvo e Mirandense
- Câmara Municipal de Góis e ADRC Góis
Pela cedência e disponibilidade para a realização de treinos:
- Ac. Gândaras, Vit. Sernache, Oleiros, FC Pampilhosa, Esperança, Figueiró dos Vinhos e Sp. Pombal.
Fique agora com alguns dos momentos da época do Pampilhosense em vídeo:
.